O processo de impressão por sublimação é uma técnica que tem por objetivo estampar tecidos e materiais, com o auxílio de uma impressora de jato de tinta, tinta especial, papel especial e prensa térmica.

 

Como funciona a sublimação?

A sublimação funciona com o recurso a um papel, que depois de receber a impressão , vai ser colocado sobre as superfícies, e transfere a tinta num processo químico chamado sublimação.
Tecnicamente, dá-se uma reação química em que a tinta passa do seu estado sólido para o estado gasoso sem passar por um estado líquido intermédio, onde a pressão e o calor causam a evaporação da tinta libertando-a para os objetos.
É um método muito popular em especial para quem personaliza objetos de cerâmica (pratos e chávenas), metal, objetos sólidos no geral e têxteis com 100% Poliéster.

Vantagens

A grande vantagem, e que torna esta técnica muito apelativa, é o processo de transferência isento de película ou goma, ou seja, o papel recebe a tinta que depois a liberta impregnando o objeto a personalizar através da pressão e calor provocado pela prensa.
Em sequência disto e em particular no caso dos tecidos, a tinta tinge permanentemente a malha deixando apenas o desenho, não havendo qualquer tipo de saliência do material.

 

Limitações

  • Só adere em superfícies que tenham pelo menos 65% Poliéster ou tenham um tratamento especial à base de poliéster.
  • Só funciona com superfícies brancas ou claras.
  • Na sublimação total, t-shirt completa, é impossível não existirem marcas brancas visíveis nas costuras e nas axilas.